sexta-feira, 30 de maio de 2014

A figura de Biko é a própria imagem e definição de luta pela igualdade e equivalência educacional para os negros, o tornando um símbolo cultural que antes atingia uma parcela e logo depois atingindo as massas.

Ele inspirou diversas formas de expressão cultural como musicas, filmes, centros educacionais, onde os negros podiam ter oportunidades de ingressar nas Universidades mais respeitadas onde antes era uma porcentagem quase nula.

Observamos traços culturais e educacionais em tudo que o diz respeito, a sua visão sobre a inclusão social fez com que a generalidade de exclusão e preconceito aos negros fosse quebrada, através das suas lutas contra o Apartheid, deixando, como diz o sociólogo Durkheim, de ser um fenômeno patológico de uma sociedade, para ser normal.

Pagou pela sua coragem com a vida, mas sem dúvida deixou o seu legado.

Alunos fazendo piquete do festival internacional carregavam cartazes condenando a república da política de apartheid da África do Sul. Estudantes das Índias Ocidentais e membros do Core, SNCC e SDS apoiou a organização de estudantes africanos no protesto.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário