quinta-feira, 15 de maio de 2014

Documentário BIKUDAS - História de Cidadania e Consciência Negra.
 
 
31 de Julho de 1992, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA, um grupo de amigos militantes do Movimento Negro em sua 3° reunião, decidiu montar um cursinho pré-vestibular para aumentar a quantidade de estudantes negros, além de mobilizarem a isenção na UFBA para estudantes carentes.
 
Começaram a convidar amigos formados para ministrar as aulas na época, que inicialmente era composto por 15 pessoas, depois com 25 na Federação, aumentou para 50, sendo uma das maiores aprovações com 40 % no segundo semestre de Julho de 92.
 
Silvio Humberto, vereador e presidente da Biko, considera compromisso e comprometimento, os 2 pilares para a formação da cooperativa, evoluindo para o instituto Steve Biko a 20 anos.
 
O instituto conta com à Assistente Social Carmem Flores, com o Administrador Augusto Cardoso, Indira Nascimento e Michel Chagas, com o Bibliotecário Evandro, no qual ele conta que eram apenas 2 salas e um espaço precário no inicio, Valdira Pinto a Makota do Terreiro de Candomblé, além do total apoio de Jaime Sodré PHD em História da Cultura Negra.
 
Alunas do instituto também dão o seu depoimento, como Nairobe Aguiar, hoje historiadora, Carla Akotirene Assistente Social, Ariana Reis estudante de Medicina e formada em Pedagogia, André Silva aprovado no curso de Direito na UFBA, Rosana Fernandes Socióloga, passou em Historia na UFBA e Assistência Social na UCSAL depois de 18 anos sem estudar.
 
Lá possui a Oguntec, curso técnico da Biko, o Kwetu que consiste em um programa de desenvolvimento de liderança para igualdade social e de gênero no Nordeste, além da CCN "cidadania e consciência negra", uma disciplina do curso pré-vestibular.
 
Receberam, o Prêmio Nacional de Direitos Humanos entregue pelo presidente Fernando H. Cardoso;
 
Prêmio Jovem Cientista, pelo artigo sobre "A Redução da desigualdade Social" escrito pela aluna Sheila Regina, entregue a ela, pelo presidente Lula;

Nenhum comentário:

Postar um comentário